Saturday, August 22, 2015

TUDO SOBRE CUPCAKES





Foi-se o tempo em que aniversário era sinônimo de brigadeiro, Beijinhos, cajuzinhos e outros doces derivados.  A nova febre do mundo são os cupcakes doces que estão fazendo sucesso nos aniversários.
Apesar de que não ficam limitados somente os aniversários hoje em dia são usados para festas de formatura e casamentos e são à tração dos eventos com as mais diversas coberturas, os bolinhos podem ser feitos com diversos sabores e a decoração fica a critério da sua imaginação.
Como história desse pequeno bolo teve origem no Reino Unido onde são chamadas até hoje de fairy cakes (bolo das fadas), acredita-se que chegou aos Estados Unidos em meados do século 19 chamado de cupcakes.
Pois todos os ingredientes da receita eram medidas por xícaras ao invés de pesar como era o costume daquela época, esse tipo de medição foi considerado revolucionário pela facilidade que dava a dona de casa.
O nome que tinha um duplo significado por causa da prática de assar em pequenos recipientes inclusive em xícaras de chá, hoje em dia encontramos os cupcakes nas mais diversas variações de massas e recheios e coberturas. Eu diria até que alguns bolinhos são uma verdadeira obra de arte, de encher os olhos.
Ao longo dos anos o cupcake ganhou popularidade entre os brasileiros, para aumentar o faturamento os empreendedores passaram combinar a comercialização dos bolinhos com brigadeiros brownies e até pipocas com chocolate e cobertura de chocolate.
Alguns porém se especializaram no mercado corporativo fornecendo os bolinhos para eventos e muitos apontaram pelo sistema de franquia montando quiosques em shoppings.
Vamos aprender como fazer cupcake ( para iniciantes.)

Ingredientes
§  1 e ½ xícara de farinha com fermento;
§  1 e ¼ xícara de farinha;
§  1 xícara de manteiga sem sal, amolecida;
§  2 xícaras de açúcar;
§  4 ovos grandes, temperatura ambiente;
§  1 xícara de leite;
§  1 colher de chá de extrato de baunilha.
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 190° C. Em uma tigela pequena, combine a farinha e reserve. Em uma tigela grande bata a manteiga em velocidade média até que fique macia. Adicione o açúcar aos poucos e bata por cerca de 3 minutos até formar uma massa fofa. Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione os ingredientes secos em 3 partes, alternando com o leite e a baunilha. A cada adição bata até que os ingredientes se incorporem, mas que não fiquem batidos em excesso. Usando uma espátula de silicone, misture bem a massa na tigela para garantir que os ingredientes estejam bem misturados. Com cuidado coloque a massa nas forminhas enchendo aproximadamente ¾ delas. Asse por cerca de 20-25 minutos, ou até que ao fincar um palito ele saia limpo.
Deixe os cupcakes esfriarem por 15 minutos. Remova da forma e deixe esfriar totalmente antes de colocar a cobertura.
Cobertura buttercream de baunilha
§  1 xícara de manteiga sem sal, amolecida;
§  6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro;
§  ½ xícara de leite;
§  2 colheres de chá de extrato de baunilha.
Coloque a manteiga em uma tigela grande. Adicione 4 xícaras de açúcar e depois o leite e a baunilha. Bata em velocidade média entre 3 a 5 minutos até que fique homogêneo e cremoso. Gradualmente adicione o restante do açúcar, sendo 1 xícara de cada vez, batendo bem por cerca de 2 minutos depois de cada adição. A cobertura deve estar grossa, mas tem de ser facilmente espalhada. Você pode não precisar adicionar todo o açúcar. Se desejar, misture algumas gotas de corante alimentício de sua cor de preferência. Use e armazene a cobertura em temperatura ambiente, pois tende a endurecer se refrigerada.
Depois que vimos como fazer cupcake, atente para essas 8 dicas valiosas que ajudarão o seu cupcake ficar perfeito:
1- Coloque no máximo 2/3 da massa na forminha. Além disso nunca coloque menos do que a metade da forminha, para que eles não fiquem pequenos.
2- Forminhas de qualidade. É importante escolher forminhas de qualidade para que o cupcake não grude. As de silicone são as melhroes.
3- Não bata a massa demais. Se bater demais eles ficarão duros, siga as instruções da receita.
4- Ingredientes devem ficar na temperatura ambiente. Fica mais fácil misturar os ingredientes quando eles estão na temperatura ambiente. Se eles estiverem gelados a massa pode ficar com bolinhas e você terá de bater mais.
5- Asse na temperatura indicada. O forno deve ser pré-aquecido, atenção, se o seu forno não assa por igual a assadeira deve ser virada na metade do tempo.
6- Verifique se estão prontos antes de tirar. Nem sempre o tempo da receita é o mesmo do forno, sendo assim, verifique com um palito se a massa está grudando ainda.
7- Validade. Os bolinhos sem cobertura podem ficar congelados por até 3 meses, mas o ideal é comer no mesmo dia.
FONTE: ( CLIQUE AQUI )

No comments:

Post a Comment